VEREADOR DR. JOSÉ ANTONIO PROPÕE AO PREFEITO RICARDO MASCARENHAS CRIAR O CENTRO CULTURAL DE MÚSICA E ARTES AONDE ATUALMENTE SE ENCONTRA AS RUÍNAS DA LIRA FILARMÔNICA MAESTRINA ZULMIRA SILVANY.

por Camara Itaberaba publicado 26/09/2018 12h00, última modificação 26/09/2018 12h00

É inegável o valor histórico e cultural que representa para Itaberaba a Lira Filarmônica Maestrina Zulmira Silvany, justamente por ser local inspirador para novos músicos que surgem nas fanfarras de nossa cidade, os quais são regidos pelos maestros Val Max, Ur e Fabio Souza (Fabio Pú).

Já foram parte da Lira Filarmônica Maestrina Zulmira Silvany, os eternizados maestros: Donald Amorim (Nadinho), Rosalino, Nebulosa, Brandino dentre outros imortais. E ainda graças ao SENHOR JESUS CRISTO, vivos: os mestres Tinho Tarimba, Tenente Tavares, Didi Mascarenhas e outros poucos membros da Lira.

Caso, acolha o pleito, o qual indico, este mui digno Poder Executivo Municipal poderá torna a antiga lira num CENTRO CULTURAL DE MÚSICA E ARTES, para que nele seja inserida não apenas a fanfarra municipal, mais também poderá se tornar num local exposição artística para pintores, escritores e seus livros e como também, querendo poderá se implantar neste local “Primeiro Museu Público de Itaberaba”.

O intrépido Vereador comentou sobre o assunto:

Dr. José Antonio – Creio que este seja o melhor momento da Administração Pública resgatar o legado histórico de Itaberaba, tendo em vista ser este Município gerido por um Prefeito moderno, determinado, nativo desta terra e que gosta da cultura histórica de nossa cidade. É imprescindível, que a Lira Filarmônica, que leva o nome da maior maestrina da Bahia que se tem conhecimento, que é maestrina Zulmira Silvany, além é claro de outros lendários mestres da musica que por ali passaram.

Tenho absoluta certeza que o Prefeito Ricardo Mascarenhas, juntamente com a Secretária Municipal de Cultura Nalva Nolácio, irão envidar esforços

para tornar às ruínas que está a Lira Filarmônica em Centro Cultural com espaço para briosas fanfarras de nossa cidade, músicos, pintores, artistas diversos e oxalá que se faça ali também um museu para montar e recontar a história gloriosa de Itaberaba a esta e as futuras gerações.