COMPLEXO DE FORMAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO, PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO, BUSCANDO GARANTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES E A PROJEÇÃO DE METAS É PROPOSTA AO PREFEITO DE ITABERABA.

por AssisTech Publicidade publicado 29/08/2018 11h55, última modificação 29/08/2018 11h55

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaberaba o Vereador Antonio de Andrade Santos Neto (Bodinho Neto), considerando que o direito a educação é uma garantia constitucional da população e deve ser prestada com qualidade pelo Poder Publico, saliento e que a educação é um direito garantido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Logo em seu artigo 6º, a Lei Maior estabelece que a educação juntamente com a moradia, o trabalho, o lazer, a saúde entre outros, é um direito social.

E ainda com base no IDEB, principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil, onde o Município de Itaberaba obteve péssimo resultados nos últimos anos, em consequência do descaso de ex-gestores, ficando atrás de cidades com estrutura física e financeira (no que tange a educação) bem menores que Itaberaba, a exemplo de Mucugê, Lagedinho (turmas do 4º e 5º ano), Andaraí, dentre outros Municípios que obtiveram melhores resultados que nossa cidade. O parlamentar municipal visando corrigir este déficit educacional, propôs através de indicação ao Prefeito Ricardo Mascarenhas, que por via da Secretaria Municipal de Educação promova ações de capacitação, visando garantir o processo de formação continuada aos nossos docentes efetivos e contratados com a finalidade de garantir aos nossos munícipes uma educação de qualidade.

E dentro da dotação orçamentária crie um “COMPLEXO DE FORMAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO, PARA REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO, BUSCANDO GARANTIR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES E A PROJEÇÃO DE METAS”.

O atuante edil comentou o assunto:

Vereador Bodinho Neto – A educação é sem duvida um dos principais instrumentos para formação moral, ética e profissional do ser humano. E contribuiu significativamente para diminuição da violência e criminalidade e o crescimento da economia.

Valorizar e prover meios para que os profissionais da educação sejam ainda mais capacitados e readequados ao novo comportamento e estilo de vida desta geração é essencial. Cito como exemplo: A evolução da computação/internet. Praticamente tudo que se realiza tem um viés virtual, são livros digitais, rede social, compras online, ensino a distancia, vídeo conferência dentre outros.

Sabemos que há professores que não dominam tão bem como alguns alunos este instrumento de trabalho. Capacitar os profissionais neste setor é fundamentalmente importante! Obviamente existem outras centenas didáticas educacionais a serem ofertadas neste complexo, que terá como palestrantes pessoas de elevado gabarito.

Só agora na gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas esta havendo este tipo de preocupação voltada à capacitação dos profissionais em educação. Não tenho dúvida que ele irá acolher a esta minha proposição.